O machismo nosso de cada dia e a decadência da imprensa

1
44

Você sabia que a seleção brasileira feminina de futebol está disputando o Torneio Internacional Feminino? Sabia que essa competição está acontecendo no Brasil? Que pela primeira vez na história o time conta com uma mulher no comando técnico, Emily Lima? Que em dois jogos o Brasil já marcou dez gols (6 x 0 na Costa Rica e 4 x o na Rússia) e não sofreu nenhum?

Provavelmente, no máximo, você tinha “escutado algo a respeito”, sem muita profundidade. Isso porque a mídia simplesmente não dá muita atenção para o futebol feminino. Pior ainda, quando dá atenção comete manchetes de duplo sentido dignas de um grupo de meninos de 10 anos da década de 70 no recreio da escola.
FFMachismo
Manchete tosca do jornal Manaus Hoje

Nosso dirigentes já não ajudam da forma mais adequada e se a mídia não puder contribuir com maturidade, respeito e informação, que afinal é seu papel, as coisas só vão piorar.

O Museu do Futebol é uma das poucas instituições a se preocupar com o tema. Há algum tempo com a campanha Visibilidade para o Futebol Feminino, que promovia eventos e discussões sobre o tema e mais recentemente com ações que explicitam o machismo nem tão velado assim da mídia, como na foto abaixo.
RacaTecnicaFF
Outros exemplos são os blogs Futebol para Meninas, da jornalista e amiga Lu Castro, heroína da resistência nesse tema e o blog 3 na Copa, em que o amigo Darcio Ricca faz as mesmas análises brilhantes que emprega ao futebol masculino. Vale conferir.

O que se pede é apenas dignidade e trabalho honesto, artigos em falta no mercado.

Atualização do blog (11h30): O jornal Manaus Hoje publicou uma retratação. É um bom começo.
MeninasPerdoem

#visibilidadeparaofutebolfeminino
#futebolsemmachismo

1 COMENTÁRIO

  1. Que absurda e desrespeitosa manchete com título “meninas dão de quatro”
    Respeitem as atletas!! Respeitem as mulheres, inclusive são profissionais não ‘meninas”. Esse texto com duplo sentido é merecedor de processo!
    Vocês não são profissionais da comunicaçao que vergonha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here