Boca Juniors: fotografias de Facundo de Zuviría

0
915

Retrato de uma paixão
Fervor de Boca Juniors: ensaio fotográfico de Facundo de Zuviria

O Museu Lasar Segall está se fazendo presente nos eventos dedicados à Copa do Mundo (Brasil 2014), hospedando uma exposição do grande fotógrafo argentino FACUNDO DE ZUVIRÍA, que tem por tema central o time Boca Juniors. Trata-se de uma seleção feita com base no fotolivro Cada vez te quiero más (Ediciones Larivière, 2004), publicado por ocasião do centenário do mais famoso clube de futebol da Argentina.

Território neutro do ponto de vista da torcida, os jardins do Museu desfraldam as cores azul e ouro, seja pelas multidões militantes, seja na sucessão de detalhes do tradicional bairro da Boca, onde bairro e time, time e bairro, são duas instâncias míticas inseparáveis.

Esta série é fruto de uma paixão que evita cair no fanatismo do torcedor incondicional (“Yo soy de Boca” são as palavras que abrem o ensaio introdutório do livro de Facundo de Zuviría). O cotidiano de um bairro situado no porto, com forte origem na imigração italiana, aparece nos traços urbanos salpicados pela bicromia azul e amarela: fãs, persianas, fachadas, escudos, grafite, memorabilia e bandeiras com imagem de seu astro mais famoso, Diego Maradona. Um palpitante coração tatuado e quatro letras fazem parte indelével do imaginário argentino.

Facundo de Zuviría é autor de várias publicações com vasta experiência expositiva internacional. Suas fotografias mantêm um diálogo com as obras de Grete Stern e Horacio Coppola. É a primeira vez que o reconhecido fotógrafo argentino faz exposição individual em um museu no Brasil. Recentemente, expôs o livro-objeto Siesta Argentina na coletiva Fotolivros latino-americanos, no Instituto Moreira Salles.
BocaFacundo
07/06 a 03/08, das 11h às 19h, exceto as terças-feiras
Museu Lasar Segall
Rua Berta, 111 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Fonte: Museu Lasar Segall