Exposição “100 anos de paixão pelo futebol”

0
868

A partir do dia 17 de julho, os 100 Anos do Esporte Clube Taubaté estarão em cartaz no Sesc Taubaté, em uma exposição que retrata a trajetória do clube desde sua fundação até os dias atuais. Além de fotografias, textos, imagens e instalações, a exposição conta com exibição de troféus originais e outros objetos que ajudam a reconstituir a história do time.

Abordando a forte relação do clube com a cidade e sua população, a mostra propõe um resgate histórico e social de fatos que remetem aos primórdios do futebol na cidade e à fundação do clube. A narrativa segue passando pelas primeiras competições, conquistas, a profissionalização e também pelos apelidos que o time ganhou.

“Burrão, eô!”
O mais famoso deles, o de “Burro da Central”, surgiu como piada em uma charge publicada pelo jornal Gazeta Esportiva em 1955, mas foi abraçado pelos torcedores que fizeram do Burro o mascote e maior símbolo do time.

Rivalidade e Vitórias
Como característica típica do futebol, a rivalidade com o time da cidade vizinha, o São José, também faz parte da narrativa, em ocasiões como a final do campeonato paulista da segunda divisão de 1979, disputada na capital com vitória do time taubateano.
100Taubate
17/07 a 01/11 – Gratuito
Sesc Taubaté
Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264 – Taubaté – SP

Fonte: Sesc